O que é o fato? É a invasão, das diversas formas de policias, nas várias favela da cidade do Rio. Certo? Não que eu critique a invasão. Ao contrário, é extremamente necessário termos segurança neste locais, haja vista que são bastante criticos. É muito triste a realidade violenta na cidade do Rio de Janeiro. O que impera nas favelas da cidade é o comando autoritário das milicias, recheado com uma monstruosa circulação de drogas de todos, todos os tipos. Está aí o ruim sentimento de insegurança.
O que me chateia em todas esta história, é o imenso sensacionalismo que cobre quase que toda a impresa. Isso eu abomino, execro, jogo pra escanteio. Não é uma “simples” invasão que vai resolver todos os problemas, sanar quaisquer dificuldades que moradores locais estão sofrendo. Este é o sensacionalismo ragado por parte de muitas emisoras, que se dizem uma das melhores do mundo, que deve ser esquecido.
O que é que está acontecendo, na realidade dos fatos? Bem, na verdade não é o que está acontecendo, é o que vai acontecer. É o que vai acontecer em 2013, 2014 e principalmente, em 2016. Não sei se eu estou conseguindo passar a minha opinião com muita autoridade. Mas, basicamente, o que eu quero falar é que a maior preocupação da autoridade é com o Rio, vai ser visto pelo resto do mundo. Nada mais que isso, o que é uma pena. Este é o descaso na história.
O que é realmente necessário é a implantação de politicas publicas que ocupem as pessoas mais jovens, melhorem as condições salariais, etc. Aí sim, a participação da polícia é importante, porque não vai só reprimir, vai também reestruturar a situação local. Claro, para tudo isso é necessário tempo. Cabe a alguém dar o pontapé inicial.
Por: Maurício Braga
Em, 30 de novembro de 2010