A Copa do Mundo é um evento esportivo que para o Mundo, e todos nos mobilizamos para acompanhá-la. Todos temos sempre muito carinho – mesmo quem não gosta tanto assim de futebol – com esta competição, principalmente quando ela acontece em nosso país. Não é todo dia que temos um evento tão monstruoso como esse aqui por perto.
A Copa em si é linda, o que não podemos esquecer é a forma em que querem levar a nossa. Ricardo Teixeira está louco para que a estreia da Copa seja em São Paulo, mas a capital Paulista não tem, ou não terá um estádio à altura de uma abertura de Copa do Mundo – Até tinha, mas as reformas que acontecerão no Morumbi não são suficientes para preencher o ego dos diretores da CBF e principalmente, da FIFA.
O que tiramos de conclusão de tudo isso é que São Paulo está caindo no conceito dos organizadores (Parabéns ao atual Prefeito e atual Governador de São Paulo, que falaram que o SP não verá dinheiro público na construção – nem reforma – de estádio). Então, quem se encaixar no perfil político de Ricardo Teixeira sediará a abertura da Copa. Belo Horizonte e Brasília são os maiores candidatos.
Belo Horizonte, de fato, está na frente – vamos esquecer um pouco sobre a questão política – das outras sedes. O estádio do Mineirão já fechou para reforma, certa empresa já responsabilizou-se para a construções de uma sequência de hotéis num raio de 10 km do estádio da capital Mineira, novas vias estão sendo concluídas e/ou recuperadas na grande BH...
O caso de Brasília é óbvio, é a cidade onde vivem os mais “poderosos” homens do nosso país. Este argumento, sozinho, bastava. Mas acima das questões políticas (tudo que relaciona estas instituições: CBF, FIFA, enfim... são tudo escolhas políticas), a organização do estádio Mané Garrincha também já começou a sua reforma.
Independente onde será a abertura da Copa aqui no Brasil, estou convicto de que a CBF é um brinquedinho qualquer de seu presidente, Ricardo Teixeira. O tão esperado estádio novo, moderno e imaginário de Ricardo Teixeira em São Paulo talvez não exista. Um primeiro passo foi dado, estamos vendo pessoas que não se curvam ao sistema pragmático da senhora CBF.
Escrito em 29/07/2010
Por: MAURÍCIO BRAGA
Nenhum comentário:
Postar um comentário